Magic à Lá Carte - Aniversário

14 de maio de 2012

Review de Avacyn Restored - Multicoloridas, Artefatos e Terrenos



Este é o último de uma série de posts avaliando todas as cartas de Avacyn Restored para Constructed e Limited. Obviamente, são apenas opiniões baseadas no meu limitado conhecimento de Magic dentro de um metagame ainda desconhecido. 
Utilizarei o sistema que o jogador LSV do ChannelFireball.com usa e que eu gosto muito:



Constructed
5.0: Estrela em diversos formatos (e provavelmente, irá valer muito dinheiro) Jace, the Mind Sculptor. Tarmogoyf.
4.0: Carta que define formatos. Stoneforge Mystic. Preordain.
3.5: Boa em diversos arquétipos, mas não define um formato. Lotus Cobra.
3.0: Definidora de um arquétipo. Goblin Guide.
2.5: Papel especial em alguns decks, mas não os define. Rampant Growth. Khalni HeartExpedition.
2.0: Carta de nicho para sideboard ou para algum arquétipo desconhecido. Celestial Purge.
1.0. Crap.

Limited
5.0: Eu sempre jogarei com essa carta. Sempre.
4.5: Eu quase sempre jogarei com essa carta, independentemente do que mais eu tenha.
4.0: Eu considerarei jogar com essa carta mesmo que seja a única da sua cor.
3.5: Eu irei forçar o draft ou jogar com as cores dessa carta.
3.0: Essa carta me faz querer jogar com a sua cor (se eu já estiver nessa cor, eu jogarei com essa carta 100% do tempo)
2.5: Diversas cartas desse poder irão me fazer pular para essa cor. Se eu já estiver nessa cor, eu quase sempre irei jogar com essa carta (90% das vezes).
2.0: Se eu estiver nessa cor, provavelmente jogarei com essa carta (70% das vezes).
1.5: Essa carta estará em meu deck em pelo menos 50% das vezes que eu estiver nessa cor.
1.0: Eu não gosto quando tenho essa carta no meu main deck.
0.5: Talvez eu use isso como sideboard, mas eu nunca jogarei com ela main deck.
0.0: Eu nunca colocarei isso no meu deck, nem vindo do sideboard.


Esse post irá avaliar as multicoloridas, artefatos e terrenos. 



Bruna, Luz do Bando Alabastro
Bruna, Luz do Bando Alabastro
 
Constructed 1.0
Essa me parece uma carta pra Commander e mesmo assim, acredito que tenhamos opções melhores para quem busca esse tipo de efeito.
Limited 3.0
O custo é tenso e provavelmente, a habilidade nunca será decisiva, mas ainda é uma criatura 5/5 com evasão e vigilância.
Gisela, Espadachim dos Noite Dourada
Gisela, Espadachim dos Noite Dourada
 
Constructed 2.0
Já Gisela me parece uma carta com bastante potencial para um reanimator ou mesmo algum deck de controle, pois o seu efeito na mesa é muito bom – mais por diminuir pela metade o dano das criaturas do oponente do que dobrar o dano das suas, aliás.
Limited 3.5
Novamente, o custo é ruim, especialmente porque o formato é bem rápido. Mas ao contrário das outras criaturas de custo alto, quando ela entra na mesa, tem o poder de parar qualquer ataque dos seus oponentes.
Sigarda, Hoste das Garças
Sigarda, Hoste das Garças
 
Constructed 3.0
Curto muito. Tem um custo bem razoável para uma criatura 5/5 e as suas habilidades são bem significativas e complementares: depois que cai na mesa, provavelmente, só um Dia do Julgamento poderá mandá-la para o cemitério.
Limited 4.0
Duas brancas é bem restritivo, mas ainda são cinco manas por uma criatura 5/5, voadora, basicamente imortal nesse formato.
Tumba de Anjo
Tumba de Anjo
 
Constructed 1.0
O custo é muito alto e não pode ser ativado quando não há criatura na mesa, então acaba sendo bem difícil usar.
Limited 1.5
Para Limited, é uma boa carta se você possui um deck agressivo com muitas criaturas (17+).
Armamentos Angelicais
Armamentos Angelicais
 
Constructed 1.0
Custa 7 manas para pumpar a sua criatura e ainda é vulnerável a qualquer removal. Tenso.
Limited 2.5
Aqui, apesar do custo alto para equipar, tem um efeito bem poderoso, portanto, merece uma nota alta.
Braceletes Blindados
Braceletes Blindados
 
Constructed 1.0
Por uma mana, há equipamentos que dão mais poder para as suas criaturas.
Limited 1.0
Não é o melhor equipamento do mundo, mas não é o pior, especialmente se você tiver vários humanos.
Armário do Conjurador
Armário do Conjurador
 
Constructed 1.0
O custo é muito alto para funcionar. Carta pra brincar no multiplayer.
Limited 1.5
O custo é alto, mas é muito bom se você tiver cartas que possuam habilidades desencadeadas ao entrarem no campo de batalha, como pumps ou compras de cartas.
Forcas da Colina do Salgueiro
Forcas da Colina do Salgueiro
 
Constructed 1.0
Virar quatro permanentes e pagar seis manas para “matar” uma criatura do oponente não é um custo razoável.
Limited 0.5
Novamente, o custo é muito alto e você ainda dá uma criatura voadora para o seu oponente! Só usaria isso se eu não tivesse nenhuma mágica para lidar com criaturas e o meu oponente tivesse uma bomba impossível de ser vencida ao cair na mesa.
Guardião Assombrado
Guardião Assombrado
 
Constructed 1.0
Já vi barreiras melhores.
Limited 2.0
Não é exatamente o drop de segundo turno que estou procurando nesse formato, mas ele para boa parte dos ataques no início do jogo, então é uma boa opção para decks mais lentos.
Lança de Prata Lunar
Lança de Prata Lunar
 
Constructed 1.0
OITO manas para começar a funcionar e também é vulnerável a qualquer removal. Nem dá.
Limited 3.0
Já em Limited, apesar de ser bem cara, tem um efeito muito poderoso para deixar de lado.
Sucateiro de Narstad
Sucateiro de Narstad
 
Constructed 1.0
Nosso amigo Ludevic ainda está aprendendo, dêem uma chance.
Limited 1.5
O fato de entrar na curva de qualquer deck facilita e o pump não é tão irrelevante como pode parecer.
 Atlas do Outro Mundo
Atlas do Outro Mundo
 
Constructed 1.0
O efeito é legal, mas custa quatro manas, e isso acaba estragando.
Limited 1.0
Se você tem um deck de controle, o que é bem difícil de fazer funcionar nesse formato, Atlas do Outro Mundo parece entrar legal na curva.
Pergaminho de Avacyn
Pergaminho de Avacyn
 
Constructed 1.0
Nops, não é uma spellbomb.
Limited 1.0
Eu não sou fã e não levo fé de que você irá ganhar a vida com muita freqüência, mas, no mínimo, ela cicla.
Pergaminho de Griselbrand
Pergaminho de Griselbrand
 
Constructed 1.0
Idem acima.
Limited 1.0
Idem acima, apesar de achar a perda de vida mais relevante que o ganho.
Tridente do Atormentador
Tridente do Atormentador
 
Constructed 1.0
Quase Martelo de Batalha dos Loxodontes. Só que não.
Limited 1.5
Em um deck BEM agressivo, essa carta pode ajudar a suicidar algumas criaturas na defesa adversária e abrir caminho para você vencer o jogo. Entretanto, não use mais de um: cinco manas é bastante coisa.
Escudo da Vanguarda
Escudo da Vanguarda
 
Constructed 1.0
Você precisa ter uma criatura na mesa para isso ser bem ruim, então, né?
Limited 0.5
God, isso é ruim. Eu duvido que vá usar isso algum dia, mas se eu tiver mais de uma Barreira Angelical e quiser segurar o jogo para soltar uma ou duas bombas...
Vaso do Descanso Eterno
Vaso do Descanso Eterno
 
Constructed 2.0
Geralmente, artefatos que dão mana entram bem na curva 2, mas hoje isso é o que temos para trabalhar. Como remover uma carta do cemitério do oponente é bem relevante e ele gera mana de qualquer cor, aposto que essa carta irá trabalhar bastante no T2.
Limited 2.0
Em um formato mais lento, ela ganharia uma nota maior, mas o ambiente de Avacyn Restored é bem agressivo e dificilmente a habilidade de remover cartas do cemitério fará diferença.
Refúgio do Alquimista
Refúgio do Alquimista
 
Constructed 1.0
Flash é uma habilidade legal, mas virar três terrenos para isso não é maneiro.
Limited 0.5
Como o ambiente é agressivo, eu não consigo ver isso sendo de grande ajuda, pois além do custo da permanente, você precisa outros três terrenos para funcionar!
Caverna das Almas
Caverna das Almas
 
Constructed 3.5
Muito já se falou e discutiu da carta, então vou dizer rapidamente o que acho: ela vai tornar o ambiente insuportável enquanto Titãs jogarem. Além disso, não gosto que um hate tão bom e tão fácil de usar não tenha basicamente nenhum drawback – dificilmente você será punido por usar Caverna das Almas, ao contrário de outros hates.
Creio que ela seria uma carta bem mais justa e coerente se entrasse virada ou não gerasse mana incolor. De qualquer maneira, acredito que o maior impacto dela será em Legacy.
Limited 1.5
Aqui, assim como outras diversas cartas, ela só funciona em um deck de humanos. Nesse caso, ela é bem legal.
Farol Desolado
Farol Desolado
 
Constructed 3.0
Maaaaan, isso aqui é bom! É o tipo de carta perfeita para um deck control e está exatamente nas cores que eu acho que formarão um bom deck no T2: Grixis (URB). Além disso, também acredito que jogará Modern e mesmo sendo um tanto lenta, poderá ver jogo no Legacy. É perfeita para se livrar de terrenos e jogar cartas com Flashback para o cemitério em troca de novos recursos.
Limited 2.5
Ela é lenta, mas o efeito é bom pra caramba. Se o formato fosse mais lento, poderia ter uma nota maior.
Santuário dos Serafins
Santuário dos Serafins
 
Constructed 1.0
Ganhar vida já não é exatamente uma baita estratégia, e mesmo nessa tarefa, esse terreno é deveras medíocre.
Limited 0.0
Simplesmente não vale a pena colocar um terreno que pode ferrar tua base de mana para ganhar um ou dois pontos de vida.
Fortaleza dos Matadores
Fortaleza dos Matadores
 

Constructed 2.0

Eu consigo ver isso jogando em um RW tokens para colocar o oponente em uma posição delicada caso o jogo se estenda.

Limited 2.5

É a mesma coisa que a avaliação acima: se o jogo se estender, você coloca o oponente em uma posição bem delicada, seja para atacar ou defender.

Tenho 24 anos, sou publicitário, gremista, jogo Magic há pelo menos 10 anos, e na minha humilde opinião, Teferi, Acúleo da Força, e Fato ou Ficção são as melhores cartas do Magic.




Follow Leo_ARCANA on Twitter

Um comentário:

  1. Bem... As coloridas e terrenos me agradaram bastante.
    Sigarda é uma criatura 5/5 voar, hexproff que te da toda segurança contra tomar uma liliana. As outras duas vão jogar muito mais commander, não vejo elas sendo staples no t2 ou no limited, tanto pelo custo de mana como pelas coloridas.
    O ciclo de terrenos do bloco innistrad está simplesmente MARAVILHOSO, acho que todos me agradaram muito. Agora... Desolated Lighthouse e Fortaleza dos Matadores fizeram meus olhos brilhares. O primeiro vai viabilizar cada vez mais o arquétipo UR, tanto no t2 como nos demais formatos construidos e é uma ótima carta para reciclar sua mão ou se livrar daquele milagre inoportuno. A segunda, bem... A segunda vai deixar seu Crusado Mirriano batendo HORRORES e te da um clock monstruoso.
    A única decepção que tive foram mesmo os artefatos... Nada brilha. Equipamentos ruins, utilitários ruins, criaturas ruins... Tudo uma porquera nessa edição.

    ResponderExcluir