Magic à Lá Carte - Aniversário

11 de maio de 2012

Review de Avacyn Restored - Verde




Este é o quinto de uma série de posts avaliando todas as cartas de Avacyn Restored para Constructed e Limited. Obviamente, são apenas opiniões baseadas no meu limitado conhecimento de Magic dentro de um metagame ainda desconhecido. 
Utilizarei o sistema que o jogador LSV do ChannelFireball.com usa e que eu gosto muito:

Constructed
5.0: Estrela em diversos formatos (e provavelmente, irá valer muito dinheiro) Jace, the Mind Sculptor. Tarmogoyf.
4.0: Carta que define formatos. Stoneforge Mystic. Preordain.
3.5: Boa em diversos arquétipos, mas não define um formato. Lotus Cobra.
3.0: Definidora de um arquétipo. Goblin Guide.
2.5: Papel especial em alguns decks, mas não os define. Rampant Growth. Khalni HeartExpedition.
2.0: Carta de nicho para sideboard ou para algum arquétipo desconhecido. Celestial Purge.
1.0. Crap.

Limited
5.0: Eu sempre jogarei com essa carta. Sempre.
4.5: Eu quase sempre jogarei com essa carta, independentemente do que mais eu tenha.
4.0: Eu considerarei jogar com essa carta mesmo que seja a única da sua cor.
3.5: Eu irei forçar o draft ou jogar com as cores dessa carta.
3.0: Essa carta me faz querer jogar com a sua cor (se eu já estiver nessa cor, eu jogarei com essa carta 100% do tempo)
2.5: Diversas cartas desse poder irão me fazer pular para essa cor. Se eu já estiver nessa cor, eu quase sempre irei jogar com essa carta (90% das vezes).
2.0: Se eu estiver nessa cor, provavelmente jogarei com essa carta (70% das vezes).
1.5: Essa carta estará em meu deck em pelo menos 50% das vezes que eu estiver nessa cor.
1.0: Eu não gosto quando tenho essa carta no meu main deck.
0.5: Talvez eu use isso como sideboard, mas eu nunca jogarei com ela main deck.
0.0: Eu nunca colocarei isso no meu deck, nem vindo do sideboard.


Esse post irá avaliar a cor verde. 


Crescimento Abundante
Constructed 2.5
Essa carta ainda vai jogar muito. Não, ela não gera mana adicional, mas o cantrip é muito, muito bom – é mais excelente ainda, pois é verde, uma cor que dificilmente tem esse tipo de efeito.
Limited 2.5
Eu não me vejo dando um first pick nisso, mas ela nunca será ruim. No começo, ajeita a sua mana; no fim, te cicla por uma carta por um custo muito baixo – e ajuda bastante a splashar aquele removal que seu deck precisa.
Bênçãos da Natureza
Constructed 2.0
1-Off em Gx aggros no T2 e baita carta para Constructed.
Limited 3.5
Depois de Travel Preparations, o cara sempre tem que valorizar esse tipo de carta que distribui marcadores. No custo normal, ela é pior que Travel, mas ainda assim uma carta muito sólida; no custo de milagre, é bomba.
Patrulheiro de Fronteira
Constructed 2.0
Ieii! Eu não sou fã de verde, mas as cartas verdes que eu gosto são exatamente assim, dando alguma forma de card advantage.
Limited 3.0
Excelente drop de 3 turno, pois tem um corpo bom para trocar com criaturas do seu oponente, e de dois, um: ou arruma a sua curva de mana ou limpa o seu deck de terrenos.
Passagem Umbrosa

 
Constructed 1.0
Mais uma carta que passará nos formatos construídos sem fazer a mínima diferença.
Limited 1.0
Se você for espancado no primeiro jogo por criaturas voadoras e achar que não tem a mínima chance de ganhar jogo se não bloqueá-las, então coloque isso pra dentro.
Campeão de Lambholt
Constructed 2.0
Em Bloco, aposto que isso joga. No T2, vejo com muito potencial para ser um finisher de decks aggros baseados em verde.
Limited 3.5
Ela cresce rapidamente num ambiente que não possui muito removal e ainda torna as suas criaturas virtualmente impossíveis de bloquear quando se torna uma 4/4.
Behemoth Craterópode
Constructed 2.0
É mais uma carta que pode entrar em um Elfos da vida. Ele tem potencial pra entrar e fazer um senhor estrago, então merece um destaque.
Limited 2.5
O custo dele é absurdo, mas se entrar em jogo, você vai irá ganhar no mesmo turno 9 de 10 vezes.
Caminho dos Descendentes
Constructed 2.0
Eu acho muito lento para qualquer deck aggro, mas vou dar o braço a torcer que ela pode funcionar para tornar seu deck resistente a removals.
Limited 1.5
Ela é muito boa se você tiver muitos humanos, mas tem que ser vários mesmos, coisa de 11 pra cima.
Escolta do Cemitério do Terror
Constructed 1.0
Terror é usar isso aí num deck de formato construído.
Limited 0.5
Cara, se faltar cartas para o seu deck, você pode pensar em usar, mas é pense bem mesmo se não vale mais a pena usar um terreno, pois há poucos zumbis no formato para isso fazer um grande efeito.
Familiar Druídico
Constructed 1.0
Quatro manas, custa uma verde, 2/2, e não é Huntmaster of the Fells? Passo.
Limited 3.5
Mamáquina isso aí. Por quatro manas, você ganha SEIS de poder/resistência. É bom demais.
Repositório Druídico
Constructed 1.0
Muito trabalho pra funcionar.
Limited 0.5
É horrível, mas se o seu deck PRECISA soltar Avacyn para ter chance de ganhar, então talvez seja uma boa pensar em usar.
Devorado por Aranhas
Constructed 2.0
Se Delver continuar jogando muito e jogar com algum equipamento como as espadas, isso pode ser um side legal para ganhar card advantage.
Limited 1.5
É um bom sideboard contra criaturas voadoras e artefatos como Armamentos Angelicais.
Nó de Madeira Florido
Constructed 1.0
Véi, na boa...mesmo que tivéssemos criaturas para fazer um deck inteiro de “Elo Espiritual”, isso aqui ainda seria ruim, pois em formatos construídos, há bom removal.
Limited 1.5
Tem que ter muitas criaturas com Elo Espiritual para se arriscar a ter um POSTE inútil na mesa.
Armadilheiros de Geist
Constructed 1.0
Dar alcance por cinco manas é ruim.
Limited 2.5
Um problema da cor verde é a dificuldade em lidar com criaturas voadoras, portanto, isso é uma baita carta para largar na curva cinco.
Viúva-sombria
Constructed 1.0
Certeza que há alguns anos, isso seria bom pacas. Mas, 2012, né?
Limited 3.0
Essa carta é altamente agressiva e cai muito bem na curva, além de bloquear boa parte das criaturas voadoras do formato se você estiver na defensiva – e provavelmente, o oponente ter muitas voadoras é uma das únicas possibilidades de você estar na defensiva jogando de verde.
Aterrado
Constructed 1.0
Yep, é exatamente isso que precisávamos para lidar com Delver! Só que ao contrário.
Limited 0.5
Sabe o que eu falei sobre Passagem Umbrosa? É o mesmo: tem que estar muito desesperado pra usar isso.
Geist Uivante
Constructed 1.0
Olha, pode jogar no Birthin... OK, brincadeira. Por seis manas, eu espero mais que um lobinho que TALVEZ consiga dar quatro de dano.
Limited 3.0
Mas em Limited, por seis manas, ele bate forte e é bem resistente, sendo que quando volta, é mais difícil ainda de ser bloqueado!
Ataque Conjunto
Constructed 1.0
Se é pra usar um pump assim, melhor usar Crescimento Desenfreado.
Limited 2.0
É bem situacional, mas mesmo dando apenas +2/+2, é boa carta.
Perscrutação do Covil
Constructed 1.0
Já tivemos versões bem melhores que isso que não jogaram.
Limited 1.0
Limited Na melhor das hipóteses, é Divinação. Na pior, é “3 manas, feitiço, olhe as duas cartas do topo, coloque uma carta na sua mão e o resto no fundo”. Fraca.
Fim Natural
Constructed 1.0
Os 3 de vida não valem o custo extra no Naturalizar.
Limited 1.5
Os três pontos de vida são quase irrelevantes, mas ainda é bom sideboard.
Suíno da Urtiga
Constructed 1.0
Quatro manas, tem um verde no custo, não é Huntmaster of the Fells.
Limited 3.0
Eu vejo que o pessoal não está dando muito valor para essa carta, pois ela não tem habilidade alguma. Amigos, o Pumba é 4/3, ele não precisa de habilidades para ser violento!
Vendedor de Beladona
Constructed 1.0
Por duas manas, eu quero fazer bem mais que dar toque mortífero para duas criaturas.
Limited 2.0
Eu devo admitir que já estive mais empolgado com o velhinho, mas ele ainda é ótimo para alguns ataques e algumas defesas suicidas – só cuide para não fazer um block e perder a criatura de graça para uma mágica instantânea.
Vorme Rompe-trilha
Constructed 1.0
O problema dos Titãs é que eles colocaram o nível muito acima. De qualquer maneira, mesmo que eles não tivessem existido, isso seria ruim pacas.
Limited 2.5
Para Limited, é um monstrão legal pelo custo que entra bem no topo da curva.
Surto Primordial
Constructed 1.0
O problema é que para jogar isso, você precisará muitas cartas não-permanentes.
Limited 0.0
Custa 10 manas, amigo. 10 manas em um formato que é relativamente rápido.
Chuva de Espinhos
Constructed 1.0
Custa seis manas, então, para valer a pena, você precisaria usar sempre os três recursos.
Limited 1.0
É um sideboard interessante, mas não é grande coisa não pelo seu custo, pois dificilmente você conseguirá usar os três recursos.
Vingança da Caça
Constructed 2.0
O que faz isso aqui ter chance de jogar é o último efeito: fazer as criaturas adversárias bloquearem a atacante.
Limited 4.0
E é justamente esse último efeito que faz disso uma bomba destruidora de galáxias: é muito fácil de limpar a mesa do oponente ao ser vingativo.
Palavra de Proteção
Constructed 1.0
O efeito é muito fraco pelo seu custo.
Limited 2.0
A boa mesmo é a resistência à magia, pois destrói os encantamentos que serão usados como removal.
Enlaçar os Céus
Constructed 1.0
Enlaçar o pescoço de quem manda uma carta dessas para fora da impressora.
Limited 1.0
Assim como outras cartas anti-voadoras, essa também é sideboard.
Sábio de Somberwald
Constructed 2.0
Olha, ela é bem fraca, mas são três manas de qualquer cor. Essa aceleração não pode ser ignorada.
Limited 3.0
Num ambiente com tão pouco removal, mesmo sendo tão fácil de matar, ele pode acelerar demais o jogo ao ponto de o seu oponente simplesmente perder para o seu ganho de tempo.
Alma da Colheita
Constructed 2.0
Eu não levo muita fé, pois é muito mais difícil de ganhar card advantage com isso do que com Titã, mas o efeito é promissor.
Limited 4.0
Seis manas, 6-6, atropelar, já era baita carta. Transformando TODAS as suas criaturas em cantrips? Geez.
Presença Aterrorizante
Constructed 1.0
Aterrorizante é ter que fazer review desse tipo de carta.
Limited 1.5
Não é uma maravilha, mas é uma espécie de removal em um set deficiente deles.
Guia das Matas
Constructed 1.0
Se colocar marcador nele, é 2/2 por duas manas. Sem colocar marcador nele, é duas manas, 1/1, coloque marcador na criatura alvo. Crap, né?
Limited 2.0
É uma criatura sólida para a curva.
Triunfo da Ferocidade
Constructed 2.0
Eu acho que pode ser 1-off em decks aggros ou sideboard contra controls, pois fazendo mana elfo, mana Triunfo, dificilmente o oponente conseguirá acompanhar o poder das suas criaturas.
Limited 2.0
Ela depende muito do seu deck: se você tiver várias criaturas com bom poder, joga muito bem.
Mago da Força Confiável
Constructed 1.0
Aqui, ela é fraca.
Limited 3.0
Aqui, ela é muito, muito boa. Três manas, você ganha quatro de poder. Isso é algo a respeitar, pois entra perfeitamente na curva pumpando o seu bixo de custo 2.
Rastreador de Ulvenwald
Constructed 2.0
Sabe, isso pode entrar legal como sideboard de decks Gx para matar fichas de Almas Penadas ou derrubar Delver of Secrets do ar.
Limited 3.5
Como a quantidade de instants que pumpam ou dão dano é pequena, é bem mais difícil ser surpreendido ao usar essa carta. Se você tiver qualquer criatura um pouco forte ou emparelhada com criaturas que pumpam, isso é uma máquina de matar. Os.: é o Afrosamurai?
Garra Voraz
Constructed 1.0
Criaturas desse tipo simplesmente não têm mais espaço em formatos construídos se não custarem dois ou menos.
Limited 2.5
Mas aqui, com esse custo, é carta bem razoável. Ps.: parece aquele zumbi da série Resident Evil ou quem sabe o Monstro do Pântano do Alan Moore?
Lobo Errante
Constructed 1.0
Buenas, ele passa por cima de fichas 1/1. E só.
Limited 2.5
Carta perfeita para a curva de mana se você tiver outras criaturas com Elo Espiritual que o deixem mais forte. Se você não tiver outras criaturas, ainda é um lobo de respeito. 
Desafio Selvagem
Constructed 1.0
Olha, sideboard contra monored burn para o seu deck de elfos!
                                                                       Limited 0.0
Na boa, eu não consigo ver como isso pode jogar quando há tão poucas instants e feitiços de qualidade no formato – se tivéssemos muito dano vermelho bom, seria um sideboard fraco, mas do jeito que é o set, nem isso.
Geist da Mata Selvagem
Constructed 1.0
Planeswalkers de cinco manas não jogam; não é isso que vai jogar com esse custo.
Limited 3.0
O que eu vejo é o seguinte: no seu turno, ataque com uma criatura 5/5 por cinco manas. Tá tri!
Vingador Lupíneo
Constructed 2.0
Ela me parece ter chance de jogar T2 e Bloco, pois surpreender um Geist, por exemplo, é muito bom.
Limited 3.5
Três manas, 3/3, já seria bom. A habilidade de Lampejo é muito boa, mas o que brilha mesmo é o Regenerar, que é uma habilidade deveras subestimada em Limited.
Lupíneo Coração de Prata
Constructed 3.0
Cinco manas, DOZE de poder. Isso é bom demais! Sim, levar removal instant é tenso, mas vejam bem, não tem DANO, por exemplo, que vá matar a criatura.
Baixar isso e emparelhar com uma criatura com Double Strike e dar só um hit já é bom pra caramba.
Limited 4.5
Com a quantidade ínfima de removal no set, tem que estar muito cagado pra perder depois de soltar isso na mesa.
Espírito do Teixo

Constructed 1.0

Por cinco manas, dá pra fazer o lobo acima.

Limited 3.0

Por cinco manas, 3/3 já é legal. Com a habilidade, fica muito bom para atacar ou parar ataques do oponente.


Tenho 24 anos, sou publicitário, gremista, jogo Magic há pelo menos 10 anos, e na minha humilde opinião, Teferi, Acúleo da Força, e Fato ou Ficção são as melhores cartas do Magic.




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