Magic à Lá Carte - Aniversário

28 de dezembro de 2009

EDH pós fim de semana - Flashback (1/2)

por Lucas Campello
ho ho ho... Feliz Natal!
Epa, isto foi semana passada. =D
Bem, passada as festas vamos ao nosso post semanal. Hoje iremos falar sobre a regra Flashback e seu impacto no formato EDH.
Primeiramente vamos a explicação da regra (tradução feita por mim):



Flashback aparece em alguns mágicas instantâneas e feitiços. Ela representa duas habilidades estático: um funciona enquanto a mágica está no cemitério do jogador e outro funciona enquanto a mágica estiver na pilha.
"Flashback [custo]" significa "Você pode jogar esta magica de seu cemitério pagando [custo] em vez de pagar seu custo de mana" e "Se o custo Flashback foi pago, exílio este cartão assim que ele entre na pilha.

Se todos entenderam bem, a primeira vista esta habilidade tem tudo pra ser um sucesso num formato Singleton (um copia de cada carta) como é o EDH. Pois você poder usar uma carta em jogo e novamente mais uma única vez pagando um custo alternativo, geralmente diferente do original é só alegria.
Para quem não sabe, ou não lembra, esta habilidade nasceu no ciclo de odisseia (Odisseia, Tormento e Julgamento) e repetiu-se na edição Espiral Temporal e Caos Planar.
Agora vamos a sessão que traz a diversão da galera =D A análise das cartas com estas habilidades dentro do formato EDH. Só pra ser levado em consideração: estas análises são bastante superficiais e podem não condizer com a verdade absoluta, apenas maiores testes em separadamente podem determinar a veracidade destas minhas humildes opiniões.
As medições são: ótimo, bom, medio, ruim, péssimo


Análise Card a Card


BRANCO

Tributo Ancestral
Custo do Card: Médio
Custo do Flashback: Ruim
Utilidade: Ótimo
Descrição: Começamos bem, um exemplo de carta de flashback que pode reviver um jogador, praticamente um fenix down (pra quem gosta de Final Fantasy) e com 2 cargas. Boa na primeira e excelente na segunda carga.

Guinchado de Guerra
Custo do Card: Ruim
Custo do Flashback: Péssimo
Utilidade: Ruim
Descrição: Quem não deve agora pensar em Procissão Espectral? Mas falando na carta, a menos que você esteja fazendo um deck temático de pássaro (o que é bem improvavel) a carta é fraca demais para o formato EDH, sendo que seu flashback ainda pode ter um drawback avassalador se você estiver perdendo o race de criatura e dano.

Incentivar
Custo do Card: Bom
Custo do Flashback: Ótimo
Utilidade: Médio
Descrição: Mesmo a carta sendo um ótimo trick de combate ou mesmo te defender de um dano, não pode ser considerado uma carta forte no ambiente, pois normalmente seu efeito pode até ser bom momentaneamente, mas não da pra comprar com o efeito de uma runa de proteção, circulo de proteção ou mesmo um circulo de história em seu proveito (falando de branco, pois é da cor que estamos tratando agora) e trick de combate pode-se dizer que é uma especialidade do branco, mas é do gosto pessoal de usar a carta ou não, particularmente eu não usaria ela neste formato.

Olhar da Justiça
Custo do Card: Ruim
Custo do Flashback: Péssimo
Utilidade: Ruim
Descrição: Com tanta remoção boa no branco, porque usar isto? Complicado né!? O custo adicional da carta torna ela bastante proibitiva e lembrando que no flashback o custo adicional tambem deve ser pago. Ta certo que ela remove QUALQUER criatura, não precisa de nenhuma condição (voadora, atacante, bloqueadora, vendedora de picolé), mas mesmo assim, não tem porque usar isto com tanta remoção local branca, mesmo pelo preço de 2 pelo por 1 que o Flashback trás.

Grito Bélico
Custo do Card: Médio
Custo do Flashback: Bom
Utilidade: Médio
Descrição: Em certas circunstâncias esta carta pode até ser uma boa pedida, principalmente quando você ta em vantagem numérica e não quer abrir mão de virar seus bixos pra atacar. Fora isto, o que ajuda na utilidade da carta é seu cycling que permite você inicialmente nem usar ela, comprando um card qualquer e depois usar sua habilidade. Mas é um trick de combate fraco e pouco eficiente o que faz a carta na maioria das vezes não ser usável, mesmo não algo digno de ser ruim ou péssimo.

Piscadela Momentânea
Custo do Card: Ótimo
Custo do Flashback: Ótimo
Utilidade: Ótimo
Descrição: É até complicado de falar sobre esta carta, ela explora uma infinidade de possibilidades. Só de pensar que você pode potencializar qualquer carta com as habilidades desencadeadas "comes into batlefield", haunt, evoke e tantas mais. Alem de ser um excelente trick de combate. Só o chato que é preciso de azul no avatar pra usar ele no EDH, mas ta ai um exemplo de carta que é praticamente impossível você não usar no deck quando tiver na mão.

Cordões Prismático
Custo do Card: Ótimo
Custo do Flashback: Ótimo
Utilidade: Ruim
Descrição: Trick de combate, defesa a sua vida de uma única fonte de qualquer cor. A menos que seu deck queira de qualquer jeito tornar a vida do oponente um saco =D Esta carta não tem muito o porque ser utilizada, mesmo seu custo de flashback ser um absurdo, de bom.

Raio de Distorção
Custo do Card: Bom
Custo do Flashback: Bom
Utilidade: Ótimo
Descrição: Sempre há um alvo bom pra uma carta como estas num EDH. É muito pouco provável que num deck não vá algum artefato, equipamento, criatura artefato ou encantamento esperando pelo bom uso desta carta. Não tema pelo custo elevado em relação aos similares (desencantar like), é bem possivel que você torça pra chegar até o sexto mana pra conseguir usar denovo esta carta de seu cemitério.

Raio da Revelação
Custo do Card: Bom
Custo do Flashback: Ótimo
Utilidade: Médio
Descrição: Complicado não falar que a carta é boa, mas a aplicabilidade dela cai muito por apenas afetar encantamentos, alem de que o flashback é de outra cor, forçando que o seu general tenha G no custo. No mais, não é uma carta ruim, mas muitíssimo difícil de você colocar no deck.


Chama do Espírito
Custo do Card: Bom
Custo do Flashback: Bom
Utilidade: Bom
Descrição: Com a adição do deathtouch esta carta ganha um gás adicional, pois você pode matar qualquer atacante ou bloqueadora sem perder criaturas. O custo de flashback pode parecer proibitivo, neste caso pode valer a pena, mesmo eu achando que este é uma das piores cartas de flashback com custo de vida.










AZUL

Alterar a Realidade
Custo do Card: Bom
Custo do Flashback: Bom
Utilidade: Ruim
Descrição: Na verdade esta carta pode até gerar polêmica, pois se bem pensado, pode ser muito útil você converter uma proteção de uma criatura de uma cor para outra, ou um circulo, ou runa, de proteção de uma cor para outra. Mas vou ser bem sincero, na grande maioria das vezes, se você não montar um deck pensando em pelo menos 1/3 das cartas (não terrenos) com combinação com esta carta, é improvável que você vá usar ele a primeira vez, e praticamente impossível usar no flashback.

Análise Profunda
Custo do Card: Ótimo
Custo do Flashback: Bom
Utilidade: Ótima
Descrição: Comprar cartas SEMPRE é importante, isto é publico e notório. Mas há quem acredito que perder vida para fazer isto é ruim, ainda mais quando é 3 de vida. Eu posso dizer com a maior autoridade, por ter jogado por 2 anos com um deck que ia 4 de main deck, e que usava 90% das vezes apenas como flashback. Vale MUITO a pena perder a vida pra poder comprar os cards, agora ainda mais que o formato EDH é mais lento e você tem mais vida.

Desafiar a Gravidade
Custo do Card: Ótimo
Custo do Flashback: Ótimo
Utilidade: Ruim
Descrição: Incrével como uma carta com custo baixo, flashback totalmente acessível pode ser tão sem graça. Efeito fraco demais, que será muito pouco aproveitado, digo com certeza que 99.9% de chances de uma carta assim não fazer parte de qualquer lista de EDH, mesmo não sendo algo TOTALMENTE inutil =D

Desmaterializar
Custo do Card: Bom
Custo do Flashback: Ruim
Utilidade: Bom
Descrição: Pois é, boa carta. Sempre é importante poder voltar uma permanente, seja pra explorar as habilidades (vide piscadela) ou mesmo tirar algo que esta trancando o jogo, afinal ela devolver PERMANENTE. O chato é o custo de flashback que torna ela pouco usável, mas nada impossível de ser usado.

Negacão Ardorosa
Custo do Card: Ruim
Custo do Flashback: Péssimo
Utilidade: Ruim
Descrição: Anulação com flashback? Quem diria, heim!? Mas existe e é isto ai, ruim que dói. Ahhh mas vale a pena por poder anular duas mágicas, você falou de tanta carta boa com custo maior, mas dai eu digo. Vale a pena perder um turno inteiro, pagar 7 manas pra conseguir anular uma carta de custo 2 ou 3? Você praticamente perde o turno pra poder anular, alem de que o custo inicial de 5 manas não da pra agradar, mesmo o maior fã dos hard controls.

Lampejo de Percepção
Custo do Card: Bom
Custo do Flashback: Ótimo
Utilidade: Ótimo
Descrição: Isto normalmente já é um bom draw, no flashback torna-se quase um tutor, pois você elimina muitas cartas que não queira, ou não posa reusar do cemitério pra poder praticamente escolher o que pegar no grimório. Flashback chega a ser melhor que o custo normal do card, sem duvida.

Ensinamentos Místicos
Custo do Card: Bom
Custo do Flashback: Bom
Utilidade: Ótimo
Descrição: Uma hora vou deter-me a falar sobre os tutores e posso dizer que este é realmente muito bom. Pegar qualquer carta instantânea ou criatura com flash é sempre ótimo, ainda mais com decks grandes como o EDH e que em uma situação específica um tal mágica entre as 99 pode te livrar de um apuros ou mesmo te dar vantagem no jogo. E o flashback não é ruim, mesmo obrigando que tenha {B} no teu general, mas vale o esforço por esta excelente carta.


Pensar Duas Vezes
Custo do Card: Ótimo
Custo do Flashback: Ótimo
Utilidade: Ótimo
Descrição: Bem, não podia finalizar a análise deste artigo com carta melhor. Um draw de respeito, custo baixo de instant speed. Só pode ser bom, ou melhor, ÓTIMO. Jogou muito no T2 e com certeza uma no EDH só pode ser bom, pois diminui em 3 cartas o deck, ela e mais os 2 draws por apenas 4 manas, divididas em 2 sessões de {1U} cada. Puxa, melhor parar de elogiar, porque vão pensar que to mentindo.

Bem, por agora vou parando, pois ja ta muito grande este artigo. Vou deixar a análise das outras cores para o próximo artigo, oks!?
Espero que gostem e aguardo os comentários de todos.
E até próxima "EDH pós fim de semana"

Nenhum comentário:

Postar um comentário